8 Razões Para Cuidar da Sua Prancha de Surf

cuidados-com-prancha-de-surf

Cuidar da sua prancha de surf  com muito carinho é muito importante para qualquer surfista, afinal  sabemos o quanto temos que economizar para poder encomendar  aquela pranchinha mágica.

Os cuidados tem que ser antes do surf e depois, pois qualquer vacilo  é prejuízo na certa e não queremos isso não é?

Então vamos passar 8 dicas importantes para cuidar de forma fácil e melhor sua prancha aumentando sua vida útil e uma melhor performance.

1. Deixe a prancha curar

Quando você faz sua prancha de surf sob medida em Pu é indicado que fique uns 7 dias sem surfar isso ajuda para que amasse  menos , pois por dentro das camadas resinas ainda esta em processo de secagem.

Para que possa secar de dentro para fora, enquanto tem aquele cheiro de prancha nova é porque esta em processo de cura que pode levar uns 30 dias para cura total.

Já a prancha em Eps ( isopor) com resina epoxi o indicado  uns 15 dias depois de pronta.

2. Capa de Proteção Para Transportar

Ter uma Capa de Prancha refletiva de boa qualidade terá três funções: proteger contra o sol, eventuais pancadas na hora de transportar e amortecer de certas quedas.

As capas atoalhadas também é legal para cuidar da sua prancha de surf quando trasportado  dentro do carro.

Afinal ela protege dos raios uv e daquela areia que impregna e suja toda a parafina deixando suja e abrasiva.

3. Evite Exposição ao Sol

Sim a prancha gosta de água não de sol, parece meio estranho mas é uma grande verdade, pois além de amarelar a resina fica mais rigída perdendo a flexibilidade do bloco de PU.

Muitas vezes você depois de um tempo não fica se perguntando porque a minha prancha esta dura para manobrar ou não esta funcionando tão bem como antes? Esta ai um dos fatores.

Enfim sempre que acabar de surfar colocá-la em uma capa e deixe do lado do guarda-sol ou procure uma sombra seu equipamento agradeçe. 

4. Nunca Deixe Dentro do Carro

Evite sempre em deixar a prancha dentro do carro pois a temperatura triplica como um forno de microondas  podendo  regredir o bloco ainda mais em partes escuras da pintura.

Esses danos podem ser irreversíveis podendo perder a prancha então evite mesmo os dias que não tiver onda, leve a prancha para praia com capa e deixe em uma sombra.

5. Cuidados Com a Pintura da Prancha

Quando for encomendar uma prancha de surf prefira cores mais claras use o preto mais para filetes ou detalhes

Cores escuras na prancha toda tende a esquentar derreter a parafina e danificar mais rápido a resina com o tempo.

As cores fluor são bonitas quando nova mas com exposição ao sol tende a desbotar em um espaço mais curto devido aos raios uv.

6. Depois do Surf Lave a Prancha

Você acorda vai para praia e pega um dia alucinante de onda, mas lembre-se assim que voltar para casa lave a sua prancha com água detergente neutro ou sabão.

A água do mar oxida  os parafusos  dos copinhos das quilhas removíveis então é importante sempre estar fazendo essa manutenção e de vez em quando passar um óleo desengripante  nos parafusos.

Aproveite e de um trato também no seu leash se não o rotator pode travar com o tempo e observe sempre se o uretano está ressecado ou tem micro fissura se estiver troque urgente para sua segurança.

7. Limpe a Parafina

Troque sempre que a parafina  estiver muito suja ou escurecida pois com o tempo ela vai perdendo aderência e fica muito ressecada e dura.

Depois de limpar corretamente a parafina passe uma base mais dura e depois a sua de preferência assim ela irá permanecer muito mais tempo na prancha.

Não coloque uma prancha em cima da outra, porque a parafina que fica no fundo da prancha pode alterar a performance.

8. Faça os Reparos Corretamente

É normal por algum descuido deixarmos cair a prancha ou até mesmo em uma sessão de surf acontecer alguma avária.

Muitos sufistas por desinformação acabam colocando parafina no reparo, nunca façam isso, dificulta muito na hora de ser feita essa reparação.

Aquela fita prateada que chamamos de silver tape é uma opção que resolve no curto prazo, mas assim que puder leve imediatamente  a uma oficina especializada.  

Uma dica é se não tiver na hora o silver tape arrume um pedaço de adesivo, fita crepe, esparadrapo e coloque no local e aplique a parafina em cima isso resolve provisoriamente seu problema.

Cuidar da sua prancha de surf com essas dicas acima vai ajudar a ter uma prancha e bom estado e um valor melhor de revenda e tente trocar a cada 12 meses , pois estará sempre com seus equipamentos  atualizados.

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on reddit
Share on email
×

Aloha!

Encomende sua Prancha Abórigiknees Direto com Shaper pelo Whatsapp ou Envie um Email contato@aborigiknees.com.br

× Posso te ajudar?